PROCEDIMENTOS

PROCEDIMENTOS REALIZADOS

Adaptação de Lentes de Contato

O que é a adaptação de lentes de contato?  

A adaptação de lentes de contato tem como objetivo ajustar as lentes de contato às  necessidades do paciente sem colocar em risco a saúde da sua visão. O médico  oftalmologista é capaz de acompanhar e apoiar esse processo junto aos pacientes que  buscam reduzir a dependência de óculos de grau.  

Como a adaptação de lentes de contato é realizada? 

Em um primeiro momento, o oftalmologista avalia a superfície ocular do paciente e como a  lente interage com ela. Também são identificadas as sensações do paciente em termos de  manuseio, conforto e qualidade da visão, pois todos esses aspectos impactam no seu dia a  dia. O médico utiliza questionários específicos para este fim.  

O paciente deve escolher um médico capacitado para acompanhá-lo nesse processo, que  se mantenha atualizado em termos de treinamento e em relação aos novos produtos  lançados no mercado. E, claro, que o apoie do início ao fim, inclusive se houver alguma  intercorrência durante o período de adaptação.  

Quais são os tipos de lentes de contato? 

TIPOS DE MATERIAIS: 

  • Lentes de contato gelatinosas: as lentes de contato gelatinosas, ou macias, são  feitas de materiais flexíveis, como o hidrogel, permitindo que o oxigênio passe para  a córnea. Tendem a ser mais confortáveis e fáceis de ajustar.  
  • Lentes Rígidas Gás Permeáveis (RGP): também chamadas de lentes de contato  rígidas, as lentes RGP são mais duráveis e resistentes ao acúmulo de depósitos,  proporcionando uma visão mais clara e nítida. Elas apresentam um custo-benefício  mais interessante para o paciente, uma vez que são mais duráveis, mais fáceis de  manusear e menos propensas a rasgar. No entanto, a sua adaptação pode levar  mais tempo.  

MODALIDADES DE USO: 

  • Lentes de contato de uso prolongado: as lentes de contato de uso prolongado  são aquelas que podem ser usadas continuamente, em alguns casos inclusive para  dormir, variando de sete a 30 dias. Elas são feitas de um material gelatinoso mais  fino, aumentando a passagem do oxigênio e evitando problemas, como lesões  oculares. Lembrando que a duração do uso contínuo depende da avaliação do  oftalmologista, além de ser importante que os olhos descansem sem lentes  periodicamente. 
  • Lentes descartáveis: sua validade pode variar entre um, 15 e 30 dias. E é  fundamental respeitar esse prazo para não prejudicar a saúde da visão. Costumam  trazer mais segurança para pacientes que têm uma rotina agitada e não conseguem  manter os cuidados recomendados para os outros tipos de lentes de contato.  

Qual é o período da adaptação de lentes de contato?  

Mesmo com a orientação do oftalmologista, as lentes de contato podem parecer estranhas  e desconfortáveis no início. Esse período normal de adaptação dura em torno de duas 

semanas. Porém, se os sintomas persistirem por um período maior, o paciente deve  reforçar o acompanhamento com o oftalmologista para passar pelo processo de adaptação.  

Quais são os sintomas durante a adaptação de lentes de contato?  Alguns dos sintomas mais comuns incluem: 

  • Visão indistinta ou nebulosa;  
  • Lentes embaçadas;  
  • Coceira e vermelhidão nos olhos.  

Todos esses sintomas tendem a desaparecer à medida que o paciente se torna mais  adaptado às lentes de contato.  

Embora a maioria dos sintomas sejam normais e esperados, existem certos efeitos  colaterais que precisam de uma atenção maior. Neste caso, é recomendado interromper o  uso das lentes de contato e solicitar a avaliação do médico. Esses efeitos colaterais  incluem:  

  • Dor ou desconforto excessivo;  
  • Vermelhidão excessiva;  
  • Surgimento de secreção esbranquiçada e/ou espessa nos olhos ou nas pálpebras;  ● Desfoque excessivo.  

Para quem a adaptação de lentes de contato é indicada? 

Todos aqueles que não desejam ou não se adaptem ao uso de óculos podem pedir para  seu oftalmologista uma avaliação para adaptar lentes de contato para corrigir o grau de  forma que a visão fique mais precisa e confortável.