Cirurgia Refrativa

O que é cirurgia refrativa?

Cirurgia refrativa é qualquer procedimento realizado para modificar o estado refracional do  olho (grau do olho) com o intuito de diminuir a necessidade do uso de óculos ou lentes de  contato.

Quem pode realizar a cirurgia refrativa?

Os candidatos à cirurgia refrativa são aqueles que apresentam erros refracionais estáveis,  como miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia, há pelo menos 1 ano; idade maior  que 21 anos; e exames pré-operatórios sem alterações.

Como é o pré-operatório da cirurgia refrativa?

De maneira geral, as indicações pré-operatórias para todos os tipos de cirurgia incluem:  interromper o uso de lentes de contato, tomar os medicamentos de rotina, fazer refeições  leves, manter os olhos livres de detritos, não usar cosméticos na região e evitar o uso de  acessórios no rosto, cabelo ou pescoço que possam atrapalhar o procedimento.

Como é realizada a cirurgia refrativa?

A correção de grau pode ser feita a partir de diferentes técnicas. E cada uma tem a sua  especificidade. Confira a seguir:

• PRK (Photorefractive Keratectomy): o PRK é recomendado para pacientes com  olhos secos ou córneas finas. Ou, ainda, para pacientes com um estilo de vida muito  ativo, já que não envolve o corte do tecido da córnea (flap).

O olho é anestesiado com colírio, e a camada externa de células da córnea é  removida (pode ser com uma escova especial, lâmina, laser ou solução química). O  paciente deve olhar para um ponto de luz, e o oftalmologista remodela a córnea com  um laser. O procedimento leva cerca de 15 minutos.

• LASIK (Laser-Assisted in Situ Keratomileusis): a cirurgia LASIK não requer  anestesia geral, apenas gotas anestésicas, garantindo uma recuperação imediata  após o procedimento. Durante a cirurgia, o paciente deve se concentrar em um  ponto de luz para manter o olho fixo enquanto o laser atua.

O cirurgião recorta uma fina camada do tecido da córnea e, em seguida, aplica  pequenos e rápidos disparos do laser para remodelar a córnea. O processo leva  cerca de um minuto. Uma vez que os olhos foram remodelados, o flap corneano é  reposicionado, agindo como uma bandagem natural, sem necessidade de pontos.

• SMILE (Small Incision Lenticule Extraction): o laser é programado com medidas  específicas para o olho do paciente, que será anestesiado. Então, o laser esculpe  um pedaço da córnea em forma de disco, essa é a “lentícula” que dá nome à  cirurgia.

Após, o laser faz uma pequena incisão na córnea para dar acesso ao disco que se  formou, que é removido para remodelar a córnea. O procedimento leva cerca de 15  minutos.

• Lente fácica: são aplicadas gotas anestésicas no local da cirurgia, e o paciente  também pode receber leve sedação intravenosa . Então, é realizada uma incisão na  córnea para implantar a lente personalizada para o paciente na câmara anterior do  olho(intraocular) com o grau a ser corrigido, previamente calculado através dos  exames pré-operatórios.

Após posicionar corretamente a lente, pode ser necessário fechar a incisão com  pequenos pontos. A cirurgia leva cerca de 30 minutos.

• Facectomia refrativa: a cirurgia para tratar a catarata: também pode ser realizada  para correção de grau. O paciente é sedado, e é realizada uma infusão de  anestésico na região periocular, paralisando os músculos oculares, bloqueando a  visão e anestesiando a região periocular.

O procedimento é feito com o facoemulsificador, um equipamento que utiliza energia  ultrassônica para emulsificar e aspirar o cristalino doente. Após essa etapa, é  implantada a lente intraocular para restabelecer o poder refrativo do olho no grau  planejado.

• Anel Intraestromal High Myopia: é utilizado um colírio anestésico, tornando o  procedimento indolor. Com auxílio de um laser, o oftalmologista faz uma espécie de  túnel na córnea na posição escolhida para a implantação do anel, na camada  chamada de estroma da córnea. Uma vez implantado o anel, é colocada uma lente  de contato terapêutica, que auxilia na cicatrização e recuperação da córnea, sendo  retirada cerca de uma semana após a operação. A intervenção dura cerca de 30  minutos.

Também há a possibilidade de utilizar a tecnologia do laser de femtosegundo para  auxiliar o cirurgião em algumas etapas do procedimento. O laser torna a cirurgia  mais precisa e apresenta algumas vantagens em relação à cirurgia convencional na  grande maioria dos casos.

Quais são os riscos da cirurgia refrativa?

• PRK: brilho e halos ao redor das luzes, nebulosidade da córnea, infecção da córnea  e super ou subcorreção da visão. Nesses casos, é importante avaliar com o  oftalmologista a necessidade do uso de óculos ou lentes de contato após a cirurgia  ou, ainda, uma cirurgia adicional.
  • LASIK: redução da visão em baixa luminosidade, super ou subcorreção da visão,  astigmatismo induzido, brilho ou halos em torno de luzes e visão dupla. Esses  sintomas costumam durar algumas semanas após a cirurgia. Alguns pacientes

também podem sofrer com uma sensação de secura, resolvida com o uso de gotas  lubrificantes.

• SMILE: brilho e halos ao redor das luzes, detritos onde o disco corneano foi  removido, infecção na área tratada e super ou subcorreção da visão. Nesses casos,  é importante avaliar com o oftalmologista a necessidade do uso de óculos ou lentes  de contato após a cirurgia ou, ainda, uma cirurgia adicional.
  • Lente fácica: por serem implantes intraoculares(dentro do olho), o procedimento  pode causar inflamação, descolamento da retina e aumento da pressão ocular  intraocular. Por isso, é fundamental fazer a cirurgia com um profissional capacitado e  de confiança, além de seguir adequadamente todas as recomendações e  acompanhamento médico.
  • Facectomia refrativa: Assim como qualquer outra cirurgia intraocular, existem  riscos de infecção, hemorragia, glaucoma e descolamento de retina. Entretanto, com  o uso de técnicas equipamentos modernos combinados a um cirurgião  oftalmologista capacitado, as complicações tornam-se muito raras.
  • Anel Intraestromal High Myopia: pode haver flutuação da visão, ocorrência de  desconforto ocular, vermelhidão, lacrimejamento e fotofobia (alta sensibilidade à luz)  no pós operatório. Os sintomas, no entanto, melhoram progressivamente conforme o  olho vai cicatrizando.

Como é o pós-operatório da cirurgia refrativa?

• PRK: logo após a cirurgia, é recomendado o uso de oclusor protetor de acrílico  transparente para retornar ao seu lar. O paciente não poderá dirigir e deverá usar  óculos escuros. Nos dias seguintes, será necessário o uso de colírios para  assegurar uma boa cicatrização e analgésicos em caso de dor. Também é preciso  evitar atividades físicas na primeira semana após o procedimento, assim como  contato com piscina ou qualquer esporte aquático.
  • LASIK (Laser-assisted in situ keratomileusis): nos primeiros dias após a cirurgia  podem ocorrer efeitos colaterais, como olhos lacrimejantes e sensação de  queimação ou arranhões. O paciente não poderá dirigir logo após o procedimento e  deverá usar óculos escuros.

Também é importante evitar esfregar os olhos nas primeiras semanas e fazer uso de  colírios para prevenir infecções, gotas lubrificantes para manter o conforto e  protetores oculares durante o sono. Após a primeira semana, o paciente já é capaz  de retornar às atividades normais, com exceção da prática de esportes, que deve  ser retomada entre um e dois meses após o procedimento.

• SMILE: o paciente não poderá dirigir após o procedimento e deve usar o colírio  conforme prescrito pelo oftalmologista. A visão pode ficar embaçada logo após a  cirurgia, que vai melhorando gradualmente. Em até dois dias, já é possível voltar à  rotina, mas é importante evitar que entre água nos olhos por cerca de uma semana.
  • Lente fácica: o médico pode prescrever analgésicos para reduzir o desconforto nos  primeiros dias após o procedimento. Será necessário usar colírio por algumas  semanas para prevenir infecções e manter o local protegido para não coçar ou  esfregar, especialmente à noite.
  • Facectomia refrativa: o médico pode prescrever analgésicos para reduzir o  desconforto nos primeiros dias após o procedimento e também será necessário usar  colírio por algumas semanas para prevenir infecções. Evitar entrada de água e

sabão no olho, esportes de impacto pelo período de 30 dias, uso de cosméticos e  esfregar a área operada.

• Anel Intraestromal High Myopia: até a primeira semana após do procedimento, o  paciente pode retornar normalmente às suas atividades cotidianas. No pós operatório, devem ser utilizados colírios antibióticos e anti-inflamatórios para evitar  infecções e aumentar o conforto do paciente. Também é preciso evitar a entrada de  água e sabão no olho e esfregar a área operada.

Quais são os resultados da cirurgia refrativa?

A maior parte dos pacientes já obtém ganhos visuais logo após a cirurgia, mas geralmente  os resultados aparecem definitivamente após entre de um e três meses. O objetivo da  cirurgia refrativa é corrigir os problemas de visão relacionadas ao grau do olho (ametropias)  e, por isso, é indicada para quem não se adapta ao uso de óculos ou lentes de contato.

Mas atenção, pois o paciente pode voltar a ter problemas de visão, caso o grau não esteja  estabilizado antes da cirurgia. Isso se a doença continuar progredindo, independentemente  da cirurgia. Por isso uma avaliação metódica deve ser realizada antes da cirurgia e ser  respeitado ao menos 1 ano sem progressão dos erros de refração para se obter melhores  resultados.