Exérese de Pterígio

O que é o pterígio?

O pterígio é um tumor benigno da conjuntiva, uma fina membrana mucosa que reveste a  superfície ocular, para além da córnea(membrana transparente do olho). O pterígio aparece  como um espessamento triangular elevado, causado pelo crescimento excessivo da  conjuntiva.

Muitos pacientes que desenvolvem essa condição trabalham em ambientes externos, nos  quais estão expostos a areia, poeira, vento e luz solar. Embora a causa exata ainda seja  desconhecida, acredita-se que um pterígio tenha origem a partir da exposição aos raios UV  e possa ser desencadeado por essas condições ambientais, sendo mais comum nos países  tropicais.

Quais são os sintomas do pterígio?

É possível que nem todos os pacientes com pterígio apresentem sintomas. Mas, quando ele  se desenvolvem, podem variar de níveis leves ao mais graves. Os primeiros sintomas  incluem:

• Crescimento rosado, ligeiramente elevado no olho;
  • Olhos vermelhos, irritados e/ou inchados;
  • Olhos secos, com coceira ou ardência;
  • Sensação de areia no olho;
  • Olhos lacrimejantes.

Já os sinais mais tardios incluem:

• Aumento do tamanho da lesão;
  • Lesão significativamente aparente no olho;
  • Lesão que bloqueia a visão ou altera a curvatura da córnea, causando astigmatismo;  ● Visão turva ou dupla (se o pterígio chegar ao eixo visual).

É possível prevenir o pterígio?

O paciente pode reduzir o risco de desenvolver pterígio, retardar o seu crescimento se já  tiver problema ou, ainda, evitar o seu retorno após a cirurgia, utilizando:  ● Óculos escuros ou um chapéu quando estiver no sol para proteger os olhos da luz  ultravioleta;

• Óculos de sol com proteção entre 99% e 100% para raios ultravioleta A e ultravioleta  B (mesmo em dias nublados).
  • Colírios para manter os olhos umedecidos, especialmente para quem mora em  cidades de clima predominantemente seco.

Como deve ser o preparo pré-procedimento do exérese de pterígio?  No dia do procedimento, o paciente não deve usar maquiagem nos olhos ou outro  cosmético na região. Também é preciso remover as lentes de contato 24 horas antes, e é  possível que o médico solicite jejum nas horas que precedem o procedimento.

Como é feito o exérese de pterígio?

O procedimento cirúrgico se torna necessário quando colírios e pomadas não aliviam os  sintomas. A cirurgia geralmente é realizada como um procedimento ambulatorial, com  anestesia tópica e local. Medicação sedativa intravenosa leve pode ser administrada para  manter o paciente relaxado durante todo o processo.

Após removida a lesão da superfície do olho, um pequeno fragmento de conjuntiva é  retirado de outra área do olho para ser implantado na área do pterígio. Este é chamado  autotransplante conjuntival, e ajuda a prevenir a recorrência do pterígio.

Todo o processo dura cerca de 30 minutos. Se houver pterígios presentes em ambos os  olhos, as cirurgias devem ter algumas semanas de intervalo para permitir que a visão seja  restaurada e a cicatrização ocorra, além de diminuir os riscos de infecção ou complicações.

Como é o pós-procedimento do exérese de pterígio?

Após o procedimento cirúrgico, o olho deve ser tapado por um período de poucas horas  para minimizar qualquer desconforto. Durante o tempo de recuperação, o paciente pode  sentir irritação leve, visão turva, lacrimejamento e vermelhidão ao redor dos olhos.

No entanto, é possível retomar as atividades normais, como dirigir, trabalhar e estudar, nos  primeiros dias. A recuperação completa pode levar cerca de um mês, e será necessário o  uso de gotas de antibióticos e aintinflamatórios nas primeiras semanas para prevenir  infecções, reduzir o risco de inflamações e recorrência do problema.

Quais são os riscos do exérese de pterígio?

Além dos efeitos colaterais comuns nos dias após a cirurgia, existem complicações mais  raras, que incluem:

• Hemorragia subconjuntival;
  • Edema no enxerto;
  • Perda do enxerto;
  • Retração;
  • Deslizamento do enxerto;
  • Granuloma;
  • Recorrência.

Por isso, é fundamental seguir as recomendações médicas. E, em caso de qualquer  sintoma anormal, é preciso acionar a equipe médica imediatamente.

Para quem é indicado o exérese de pterígio?

O paciente pode não precisar de tratamento para a lesão, se ela não causar nenhum  sintoma ou desconforto estético para o paciente. No entanto, quando os sintomas não  aliviam com uso de colírios ou há aumento da lesão, então, é indicada a sua remoção por  meio de procedimento cirúrgico.