Implante/Explante de Lentes Intraoculares

O que é o implante de anel intraestromal de córnea?

O anel é uma estrutura composta por um semicírculo de material biocompatível rígido. Esta  estrutura é implantada nas entrecamadas do tecido corneano através de uma minúscula  abertura na superfície da córnea.

O princípio do implante de anel intraestromal é remodelar a córnea de forma minimamente  invasiva. O anel exerce uma força que equilibra o centro corneano, que pode ficar muito  elevado e irregular nos pacientes com ceratocone ou outras ectasias corneanas. Os arcos  do anel também ajudam a tornar a córnea mais asférica, melhorando a qualidade visual.

Para quem é indicado o implante de anel intraestromal de córnea?  O implante do anel intraestromal tem o objetivo de tratar doenças da córnea, como o  ceratocone e a degeneração marginal pelúcida, em que ocorre a alteração da sua  curvatura. O procedimento é indicado especialmente para casos mais avançados, quando  não é possível fazer a correção visual com o uso de óculos ou com a adaptação de lentes  de contato rígidas.

Como é o pré-operatório do implante de anel intraestromal de córnea?  Faz-se necessário interromper o uso de lentes de contato no mínimo 24 horas antes do  procedimento, tomar os medicamentos de rotina normalmente, fazer refeições leves, manter  os olhos livres de detritos, não usar cosméticos na região e evitar o uso de acessórios no  rosto, cabelo ou pescoço que possam atrapalhar o procedimento.

Como é realizado o implante de anel intraestromal de córnea?

O oftalmologista utiliza um colírio anestésico, tornando o procedimento indolor. Com auxílio  de um laser, faz-se uma espécie de túnel na córnea para a implantação do anel, na camada  chamada de estroma. Uma vez aplicado o implante, é colocada uma lente de contato  terapêutica, que auxilia na cicatrização e recuperação da córnea, sendo retirada cerca de  uma semana após a operação. A intervenção dura cerca de 30 minutos.

Como é o pós-operatório do implante de anel intraestromal de córnea?  Até três dias depois do procedimento, o paciente pode retornar normalmente às suas  atividades cotidianas. No pós-operatório, devem ser utilizados colírios antibióticos e anti inflamatórios para evitar infecções e aumentar o conforto do paciente. Também é preciso  evitar a entrada de água e sabão no olho e esfregar a área operada.

Quais são os riscos do implante de anel intraestromal de córnea?  Todos os efeitos colaterais da cirurgia tendem a melhorar conforme o olho for cicatrizando.  Os sintomas incluem:

• Flutuação da visão;
  • Ocorrência de dor;
  • Vermelhidão;
  • Lacrimejamento;
  • Fotofobia (alta sensibilidade à luz).

Porém, em caso de qualquer sintoma anormal, é preciso acionar a equipe médica  imediatamente.

Quais são os resultados do implante de anel intraestromal de córnea?  A cirurgia de implante de anel intraestromal busca oferecer uma sustentação extra para a  córnea. Desta forma, ao regularizar a curvatura corneana, o procedimento ajuda a reduzir e  estabilizar os erros refracionais decorrentes dessa irregularidade. Ainda assim, o auxílio de  óculos ou lentes de contato pode se fazer necessário, mesmo após a cirurgia, com a  finalidade de otimizar o efeito da correção óptica.