O que é o implante de anel intraestromal de córnea?
O anel é uma estrutura composta por um semicírculo de material biocompatível rígido. Esta estrutura é implantada nas entrecamadas do tecido corneano através de uma minúscula abertura na superfície da córnea.
O princípio do implante de anel intraestromal é remodelar a córnea de forma minimamente invasiva. O anel exerce uma força que equilibra o centro corneano, que pode ficar muito elevado e irregular nos pacientes com ceratocone ou outras ectasias corneanas. Os arcos do anel também ajudam a tornar a córnea mais asférica, melhorando a qualidade visual.
Para quem é indicado o implante de anel intraestromal de córnea? O implante do anel intraestromal tem o objetivo de tratar doenças da córnea, como o ceratocone e a degeneração marginal pelúcida, em que ocorre a alteração da sua curvatura. O procedimento é indicado especialmente para casos mais avançados, quando não é possível fazer a correção visual com o uso de óculos ou com a adaptação de lentes de contato rígidas.
Como é o pré-operatório do implante de anel intraestromal de córnea? Faz-se necessário interromper o uso de lentes de contato no mínimo 24 horas antes do procedimento, tomar os medicamentos de rotina normalmente, fazer refeições leves, manter os olhos livres de detritos, não usar cosméticos na região e evitar o uso de acessórios no rosto, cabelo ou pescoço que possam atrapalhar o procedimento.
Como é realizado o implante de anel intraestromal de córnea?
O oftalmologista utiliza um colírio anestésico, tornando o procedimento indolor. Com auxílio de um laser, faz-se uma espécie de túnel na córnea para a implantação do anel, na camada chamada de estroma. Uma vez aplicado o implante, é colocada uma lente de contato terapêutica, que auxilia na cicatrização e recuperação da córnea, sendo retirada cerca de uma semana após a operação. A intervenção dura cerca de 30 minutos.
Como é o pós-operatório do implante de anel intraestromal de córnea? Até três dias depois do procedimento, o paciente pode retornar normalmente às suas atividades cotidianas. No pós-operatório, devem ser utilizados colírios antibióticos e anti inflamatórios para evitar infecções e aumentar o conforto do paciente. Também é preciso evitar a entrada de água e sabão no olho e esfregar a área operada.
Quais são os riscos do implante de anel intraestromal de córnea? Todos os efeitos colaterais da cirurgia tendem a melhorar conforme o olho for cicatrizando. Os sintomas incluem:
Porém, em caso de qualquer sintoma anormal, é preciso acionar a equipe médica imediatamente.
Quais são os resultados do implante de anel intraestromal de córnea? A cirurgia de implante de anel intraestromal busca oferecer uma sustentação extra para a córnea. Desta forma, ao regularizar a curvatura corneana, o procedimento ajuda a reduzir e estabilizar os erros refracionais decorrentes dessa irregularidade. Ainda assim, o auxílio de óculos ou lentes de contato pode se fazer necessário, mesmo após a cirurgia, com a finalidade de otimizar o efeito da correção óptica.
Copyright © 2024 HORN Clínica Médica.
Todos direitos reservados.