PROCEDIMENTOS

PROCEDIMENTOS REALIZADOS

Crosslinking

O que é o crosslinking?  

A cirurgia de crosslinking é um tratamento para ceratocone. Nessa condição, a parte  anterior do olho, ou córnea, torna-se progressivamente fina e fraca. Dessa forma, ela passa  a assumir o formato de um cone, acelerando gradativamente a piora da visão. 

Então, o crosslink tem como objetivo tratar essa córnea que já está enfraquecida. 

Ao fortalecer e reforçar a córnea a partir do aumento das ligações entre as fibras de  colágeno, o crosslinking ajuda a impedir a progressão do ceratocone. Pode-se, assim, evitar  que o paciente piore intensamente e necessite de tratamentos mais agressivos como, por  exemplo, um transplante de córnea.  

Para quem é indicada a cirurgia crosslinking?  

O crosslink é indicado para pessoas com: 

  • Ceratocone: normalmente de formato asférico, a córnea afina e muda de forma ao  longo do tempo, projetando-se para frente até assumir o formato de um cone. É  esse formato que dá o nome de ceratocone a essa condição. A visão embaçada está  entre os principais sintomas. Dependendo do estágio da doença, alguns pacientes  podem tratar o ceratocone com o uso de óculos ou lentes de contato, mas outros  precisarão passar pela cirurgia.  
  • Ectasia após cirurgias refrativas de córnea: ectasia é o abaulamento da córnea,  que pode ocorrer após LASIK ou outras cirurgias refrativas de córnea. Como a  LASIK remove o tecido da córnea para corrigir a visão embaçada, essa remoção de  tecido pode enfraquecer a córnea, fazendo com ela se projete para a frente, quadro  clínico muito semelhante ao ceratocone.  

Como é o pré-operatório da cirurgia crosslinking?  

No dia do procedimento, o paciente não deve usar maquiagem nos olhos, perfume ou outro  cosmético na região. Não é necessário jejum e é preciso levar um acompanhante.  

Como é feita a cirurgia crosslinking?  

O médico normalmente realiza o procedimento em centro cirúrgico. Com o paciente sedado/ relaxado, aplica-se algumas gotas de colírio anestésico. Em seguida, o oftalmologista aplica  algumas gotas de um colírio à base de riboflavina (vitamina B2) especialmente formulado.  Leva em torno de 20 minutos para que as gotas sejam absorvidas pela córnea.  

Na sequência, o paciente deve olhar para uma luz ultravioleta durante 10 a 30 minutos, que  ativará a ação da vitamina B2. O paciente não deve sentir nenhuma dor durante, e o  procedimento todo leva cerca de 40 minutos.  

Como é a recuperação da cirurgia crosslinking?  

O paciente pode sentir desconforto nos primeiros dias, mas é possível administrar  medicação para aliviar os efeitos colaterais, se necessário. Também é importante não  esfregar os olhos. O uso de óculos escuros é indicado, pois o paciente pode sofrer de  fotofobia, além de sensação de grão de areia no olho até completa recuperação.

Quais são os sintomas após a cirurgia crosslinking?  

  • Sensação de corpo estranho no olho;  
  • Fotofobia ou alta sensibilidade à luz;  
  • Ficar com o olho ressecado;  
  • Ficar com a visão turva ou embaçada;  
  • Sensação de desconforto ocular ou dor ocular leve.  

Todos esses sintomas comuns devem melhorar com o passar do tempo, sumindo  completamente em torno de um mês após o procedimento. Em caso de qualquer sintoma  intenso é sempre recomendado contatar a equipe médica imediatamente. 

Quais são os resultados da cirurgia crosslinking? 

O principal objetivo do crosslinking é impedir a evolução do ceratocone, apresentando altas  taxas de sucesso. Em geral, após o procedimento, os pacientes seguem com o uso de  óculos e/ou lentes de contato. Também devem manter as orientações gerais, como de evitar  coçar os olhos e fazer o uso correto dos colírios, quando recomendado.