A toxina botulínica age como um bloqueador neuromuscular, impedindo a contração dos músculos. Assim, a sua aplicação traz benefícios como suavizar rugas e linhas de expressão, relaxar o músculo da mandíbula para o tratamento do bruxismo e controlar a sudorese excessiva localizada (hiperidrose).
Rugas de expressão
Um dos tratamentos mais realizados nos consultórios dermatológicos, a aplicação da toxina botulínica na face é capaz de levar a um rejuvenescimento de forma rápida e duradoura. Os principais locais de aplicação para tratamento das linhas de expressão do rosto são:
Pescoço
A aplicação do botox também pode ser feita em áreas específicas do músculo do pescoço. Essa técnica provoca o relaxamento da região, melhorando o contorno do rosto, ao gerar um verdadeiro efeito de lifting. Chamada também de “técnica de Nefertiti”, o tratamento recebe esse nome como uma referência à rainha egípcia Nefertiti, conhecida pelos traços e contornos bem definidos do seu perfil. Além disso, a aplicação da toxina no pescoço bloqueia a contração das bandas platismais, as quais contribuem com o aspecto envelhecido da região.
Masseter
O músculo masseter é um dos responsáveis pelo fechamento e contração da mandíbula. Em pessoas com bruxismo, esses movimentos ocorrem fora da mastigação e podem ter intensidade muito elevada. O uso da toxina botulínica no músculo alivia consideravelmente a força excessiva aplicada no movimento de cerrar a boca ou ranger os dentes. A toxina também é indicada nessa região para afinar o rosto, em pessoas que possuem uma hipertrofia do masseter.
Hiperidrose
Quando ocorre aumento da atividade das glândulas que produzem o suor (sudoríparas), esse quadro é conhecido como hiperidrose. A aplicação da toxina botulínica se torna uma grande aliada para reduzir os seus efeitos, uma vez que bloqueia as terminações nervosas responsáveis pela liberação das substâncias que estimulam o suor. Neste caso, o botox pode ser aplicado em áreas como:
O procedimento é feito através de pequenas injeções nas áreas a serem tratadas. A aplicação pode ser realizada com o auxílio de cremes anestésicos para reduzir o desconforto.
Os resultados começam a ser percebidos a partir de 3 dias da aplicação, com ação máxima da toxina em duas semanas. A duração da toxina varia para cada indivíduo, podendo durar entre 3 e 6 meses. Os fatores que mais impactam o efeito do botox são muita expressividade, atividade física excessiva e hábitos de vida pouco saudáveis.
Copyright © 2024 HORN Clínica Médica.
Todos direitos reservados.